fbpx

Após o começo da pandemia o atendimento home care passou a ser uma opção de consulta para os brasileiros e a cada dia vem ganhando mais adeptos. Por isso, aqueles que desejam atuar dentro da área precisam estar preparados, você está?

Vamos te mostrar como se preparar e organizar os atendimentos de pacientes domiciliares. Leia até o final.

 

1. Planejamento prévio

Como toda consulta deve-se ter o planejamento antes, mas no caso do home care, essa etapa é um pouco mais robusta e exige ainda mais atenção. Afinal, você não vai estar na sua clínica, onde a sua secretária pode buscar o pacote de luvas no depósito.

Antes do dia da consulta é importante que o cirurgião-dentista faça fazer uma lista de todos os instrumentos que irá usar e, antes de sair para o atendimento, checar se todos os materiais estão devidamente organizados.

É necessário, também, que o profissional tenha previsto todos os procedimentos que serão feitos e quais os itens necessários para isso e pensar em todos os procedimentos de “imprevisto” que possam surgir no meio do atendimento.

O ato de separar os equipamentos vai além de colocá-los em uma mochila e deixar em um bom acesso para quando for sair. Você deve verificar se todos os equipamentos estão funcionando corretamente, autoclavados e em perfeito estado, para que não haja qualquer imprevisto ou acidente na hora do procedimento.

Portanto, mesmo que você atenda apenas pacientes home care, deve contar com um lugar para levar todos os equipamentos e materiais para a esterilização.

 

2. Biossegurança

A biossegurança tem que ter sequência no atendimento e no pós atendimento também. Pois esses cuidados são de extrema importância na hora de realizar os procedimentos em casa.

Ao chegar para o atendimento é crucial que o profissional desinfete todo o espaço ao redor de onde acontecerá o procedimento. Caso os hábitos do paciente possam influenciar na dinâmica do atendimento, como por exemplo, animais de estimação que ficam no mesmo cômodo e têm o hábito de subir na cama, você pode solicitar que os responsáveis pelos cuidados do paciente façam uma higienização prévia do lugar.

 

3. Equipamentos para home care

Alguns equipamentos dependem do procedimento que será realizado, mas outros serão seus companheiros inseparáveis nessa jornada.

Os equipamentos base são: o indispensável, desde a faculdade, Kit acadêmico Prime, o consultório portátil, ou mais especificamente, seu Equipomaster.

Com o Equipomaster você garante micromotor e seringa tríplice no mesmo equipamento. Com capacidade no reservatório para 6 litros de água e vazão de ar de até 350 L / min.

 

4. Prontuário e anamnese

A anamnese e a ficha de atendimento domiciliar devem ser mais específicas e detalhadas, contendo até informações sobre quem cuida do paciente, considerando o contexto do atendimento e, também, que essa é uma pessoa com necessidades delicadas.

Essas informações serão seu aliado para o preparo do atendimento e o momento do atendimento. Facilitarão a lida com o paciente e seu acompanhante.

 

Você também pode se interessar:

Tipos de pacientes e como atendê-los

As vantagens da bomba de vácuo portátil

Home Care Odontológico

Quer conhecer melhor o nosso produto? Cadastre-se agora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *