fbpx

Criado por: Ana Paula Carloni

 

Muitas vezes a odontologia é confundida com a estética ou ortodontia, mas a saúde bucal é essencial e merece todo o cuidado possível e é aí que existem diversas especialidades de odontologia.

Já falamos várias vezes aqui, que a saúde bucal tem muito impacto na saúde corporal e você como estudante ou cirurgião dentista pode ir além da formação acadêmica e escolher a área que mais se encaixa com você.

Quantas e quais são as especialidades odontológicas?

Cada especialidade de odontologia tem a sua relevância para a saúde bucal e é possível se aprofundar ainda mais em sua área de atuação, por isso não é possível mensurar a quantidade, mas separamos 20 opções para você já avaliar.

  1. Clínica
  2. Dentística
  3. Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
  4. Endodontia
  5. Estomatologia
  6. Harmonização orofacial
  7. Implantodontia
  8. Odontogeriatria
  9. Odontologia do Esporte
  10. Odontologia do Trabalho
  11. Odontologia Legal
  12. Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
  13. Odontopediatria
  14. Ortodontia
  15. Ortopedia Funcional dos Maxilares
  16. Patologia Oral e Maxilofacial
  17. Periodontia
  18. Prótese Dentária
  19. Radiologia Odontológica e Imaginologia
  20. Saúde Coletiva

Como você pode reparar já escrevemos diversos textos sobre especialidades odontológicas, e nesse texto vamos falar sobre outras grandes áreas que você pode se apaixonar.

 

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Especialidades de odontologia

Uma especialidade de odontologia que diagnostica e trata das doenças que afetam a ATM, uma articulação fundamental no processo da mastigação e deglutição, que em geral são tratadas com fisioterapias, lazer e ou medicamentos.

Mas a situação do paciente pode estar acompanhada de dores orofacial, onde o cirurgião dentista irá atuar com procedimentos de ajustes, emprego de aparelhos para correção ortodôntica e reabilitação.

 

Endodontia

Especialidades de odontologia

A especialidade da odontologia totalmente focada a atenção, prevenção, diagnóstico e tratamento da polpa dentária também conhecido como nervo dentário.

Concentrando a atuação em correção de trincas, fraturas e outros traumas que comprometam a estrutura interior do dente.

Estomatologista

Especialidades de odontologia

Importante na manutenção do equilíbrio dos dentes essa especialidade tem como responsabilidade por diagnosticar, tratar e acompanhar as doenças que acometem a cavidade bucal e diminuir os impactos negativos.

Colocando dessa forma um peso muito grande na execução dos procedimentos de dia a dia desse profissional, uma vez que a saúde bucal tem influência em toda a saúde corporal.

 

Você pode escolher entre diversas especialidades de odontologia e para elas existem produtos específicos que você terá que adquirir, mas assim como a cadeira odontológica alguns itens são indispensáveis para todas as atuações.

Hoje podemos indicar a nossa câmera intraoral, pois com ela é possível exibir em tempo real para o paciente a situação da sua arcada, melhorando o poder de persuasão sobre a necessidade dos tratamentos.

 

Você também pode se interessar:

Como conseguir pacientes com uma câmera intraoral?

Nova Câmera Intraoral Gnatus – Sua melhor ferramenta de diagnóstico e venda

O que é a tecnologia 3D na odontologia e quais suas aplicações práticas

 

Garanta já, cadastre-se agora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *