Gestão odontológica: como organizar o administrativo da sua clínica

consultório odontológico

Tratamentos ortodônticos, implantes, profilaxias, tratamento de canal, são serviços que todo dentista espera fazer quando pensa em abrir uma clínica. Mas as noções administrativas, financeiras, vendas e lideranças também devem fazer parte dessa rotina.

A verdade é que para abrir uma clínica, o profissional, precisa se preparar para se tornar um dentista e um gestor de empresa e equipe. Porém não são todas as instituições de ensino que colocam em sua grade os conceitos administrativos.

Levantamos alguns preceitos que te auxiliaram nas escolhas que viram depois de qual o melhor consultório Gnatus que fará parte da sua tão sonhada clínica. Planejar, organizar, controlar, liderar e gerenciar, serão os verbos para pôr em prática.

 

Produtividade e organização

dentadura, relógio, um computador e uma prancheta

 

Como gestor você trará para sua clínica alguns ideais que nortearam a forma de trabalho. Dentre esses ideais é importante colocar o foco na produtividade e organização.

Afinal um lugar bem organizado estimula um trabalho mais ágil e por consequência mais produtivo. Isso passará uma boa impressão aos seus pacientes.

Uma boa equipe

um dentista e sua ajudante traballhando

 

Com seus ideais bem formados, busque por uma equipe que tenha o mesmo pensamento que você e que irão agregar em competência e conhecimento, no que se refere ao trabalho.

Você não estará sozinho nessa jornada, pois é impossível construir qualquer negócio sem pessoas tão dedicadas e apaixonadas como você.

 

Tenha o controle financeiro

um porquinho com materiais de dentista

 

Ter uma clínica sua, além de ser pelo amor à odontologia, também está no quanto isso pode ser lucrativo para você. Por tanto, quando se é o dono de algo, não é errado se interessar, profundamente, por quanto entra e sai de dinheiro do seu negócio.

Procure entender um pouco sobre as contas que terá que fazer e como funciona a gestão financeira de uma clínica. Alguns cursos ou até softwares de gestão podem ser interessantes neste momento.

 

Cultive uma boa imagem

Uma mulher conversando com um homem que está com a mão sinalizando dor no dente

 

A imagem do seu estabelecimento também faz com que os pacientes voltem e isso não é só uma obrigação dos colaboradores. Tratar a todos com atenção e dedicação são pontos que trazem conforto e satisfação a aqueles que passarem pela sua clínica.

Mas nem todos os momentos são flores e conflitos podem acontecer. Nesses momentos a forma como proceder precisa ser eficaz e o mais tranquila possível.

 

Esteja atualizado

Um dentista utilizando tecnologia para mostrar um tratamento dentário

 

Tenha as tecnologias como aliadas, afinal, os avanços tecnológicos vêm conquistando o mundo da odontologia. Seu consultório deve estar atualizado em todos os quesitos, como sistemas operacionais, ferramentas e métodos que possam destacá-los.

Além da evidência que a tecnologia pode te trazer, ela irá te oferecer praticidade e agilidade nos atendimentos e procedimentos.

 

Mas lembre-se que o sucesso do seu negócio estará diretamente ligado a você e se empenho em fazê-lo realidade. Por isso acredite em você e se comprometa. Pois uma clínica odontológica te exigirá atenção.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse ? Cadastre seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *