Por que usar Água Destilada na Autoclave?

Por que usar água destilada na autoclave?

Sempre que falamos em limpeza ou esterilização dos instrumentos, a autoclave aparece como uma solução robusta, segura e acessível para esse procedimento, mas há algo que não é discutido com tanta frequência: a água.

Talvez você ainda não tenha descoberto, mas o uso de água destilada para esse tipo de procedimento é indispensável para garantir um ciclo de esterilização com qualidade, prolongar a vida útil e o correto funcionamento da autoclave.

Mas porque água destilada? Quando vamos esterilizar algo na autoclave, o item em questão fica exposto a um vapor saturado e seco, em temperatura, tempo e pressão exatos. E o que acontece? O calor e a umidade desnaturam as enzimas e proteínas da estrutura dos microrganismos, destruindo todos eles.

Mas quando usamos água da torneira na autoclave existe o risco de vedar a saída do vapor com os sais minerais e metais pesados da água que usamos no dia a dia.

O que ocasiona na formação de bolsas de ar que impedem a elevação da temperatura, causando problemas no processo de esterilização, sem falar na possibilidade de danificar os instrumentos que estamos esterilizando.

Para garantir máxima eficiência na esterilização e prolongar a vida útil da sua autoclave, use água destilada. Você pode comprar água destilada no seu fornecedor de insumos, ou comprar uma destiladora de água como a Gnatus Acqua Clean.

A autoclave Gnatus Acqua Clean destila água suficiente para manter até quatro autoclaves de 12 litros como a BioClave 12L da Gnatus funcionando simultaneamente. O que garante água destilada sempre que necessário, evitando fretes, prazos de entrega e promovendo a economia no consultório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *