fbpx
Óxido Nitroso

Criado por: Ana Paula Carloni

O óxido nitroso, quando descoberto eram usados para tentativas de curas de doenças, mas o popularmente conhecido como gás hilariante, tem a sua utilidade na odontologia como anestésico para acalmar o paciente.

No Brasil esse produto tem uma relativa aceitação dos dentistas, mas não é um anestésico muito popular nos consultórios assim como na América do Norte e em países da Europa.

Mas vamos falar um pouco sobre sua administração e qual outras alternativas você encontra no mercado para acalmar seus pacientes.

Modo de administração

A administração de óxido nitroso é realizada via inalatório, sendo que é associado o oxigênio juntamente com o óxido nitroso. Sendo realizada uma mistura desses dois gases em um percentual variável durante a realização do procedimento.

Deve haver constante monitoramento dos sinais vitais do paciente por meio do oxímetro antes, durante e após o procedimento.

A principal indicação do uso do óxido nitroso são pacientes que sofreram algum tipo de trauma anterior e que tenham medo de dentista, pacientes pediátricos, pacientes com problemas sistêmicos e em casos de procedimentos de longa duração.

Contraindicação

Não existe contraindicação absoluta, porém, alguns itens devem ser questionados durante a anamnese se o paciente possui algum tipo de infecção respiratória, desvio de septo, dificuldade para respirar.

No caso de gestantes, deve ser evitada a administração no primeiro trimestre gestacional. Devem ser avaliados problemas comportamentais do paciente e cooperativo perante o tratamento proposto.

Alternativas

A ação do óxido nitroso basicamente é para que o paciente diminua a ansiedade, sendo assim, provocando um efeito relaxante durante os procedimentos odontológicos. É possível optar por sedação medicamentosa via oral ou nasal, sedação venosa, anestesia geral e ou kit massageador Gnatus.

Nosso equipamento odontológico promove relaxamento e maior conforto ao paciente, facilitando os procedimentos, principalmente os mais longos; Além de aumentar a percepção de qualidade dos pacientes com relação ao consultório.

Você também pode se interessar:

Anestesia odontológica de acordo com o procedimento estético

Principais cuidados na anestesia odontológica

 

Garanta já o seu Kit massageador! Cadastre-se agora:

2 comentários para “Uso do Óxido Nitroso na Odontologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *