A biossegurança em seu consultório odontológico

A biossegurança é de grande importância no trabalho do dentista e existem várias recomendações para serem seguidas nas clínicas e ou consultórios odontológicos. Ela se faz essencial por assegurar que o paciente e os profissionais envolvidos não se machuquem e ou se contaminem. Por isso entender como agir irá minimizar os riscos no seu consultório. Veja as dicas abaixo:

Higienização

higienização

 

Tudo sempre limpo, essa é a regra!
Antes e depois de começar e terminar o dia e das consultas o profissional deve ter tudo higienizado. Por isso fique atento a limpeza da clínica em geral, de lavar as mãos e manter todos os equipamentos previamente autoclavados.

As luvas, por exemplo, devem ser trocadas a cada procedimento e com isso o dentista terá que lavar as mãos para vestir o par de luvas novas. E os equipamentos antes mesmo de serem colocados na autoclave, é preciso passar por uma limpeza com água corrente.

Equipamentos de proteção individuais (EPIs)

 

Após toda tudo bem limpinho os profissionais de odontologia devem contar com os materiais necessários para sua proteção individual, os EPIs. Dentre os principais estão as luvas descartáveis, máscaras, óculos de segurança, gorro, jaleco, calçado fechado e, o mais novo aliado dos dentistas, o faceshield.

Esses equipamentos, como o próprio nome diz, protege o profissional de contatos desnecessários e que podem causar alguma infecção.

Descarte do lixo

 

Lembre-se o lixo odontológico não é um lixo comum e por isso merece todo o cuidado na hora do descarte. Agir de forma correta trará benefícios a toda a sociedade e não só a sua clínica.

Os resíduos orgânicos, como saliva e sangue, podem ser risco de infecção, por isso, devem ser jogados em sacos de lixo sinalizados, e trocados com frequência.

 

Mantendo todos os cuidados e a segurança com a sua saúde e a de seu paciente a biossegurança estará presente e trazendo confiança a todos que visitam seu consultório odontológico.

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse ? Cadastre seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *