A importância da atividade física para melhor ergonomia no dia-a-dia do dentista

Os dentistas passam muito tempo na mesma posição e por diversas vezes com um grau de tensão alto. Por isso, é comum, relatos desses profissionais de dor ou pequenas lesões, principalmente nas costas, nos braços e nas mãos.

A boa postura e alguns exercícios de alongamento são beneficiais e auxiliam no alívio do desconforto. Entenda quais hábitos são prejudiciais e como melhorar sua saúde laboral.

Hábitos são prejudiciais

 

  • Ficar muito tempo sentado;
  • Falta de cuidado com a postura;
  • Abdicar do intervalo entre as consultas;
  • Não beber água;
  • Deixar a bandeja de instrumentos desorganizada;
  • Enfraquecer e desestimular a musculatura corporal por falta de exercícios físicos;

 

Mas clama, para todos esses erros que citamos existem medidas básicas que iram melhorar o seu bem-estar e conforto.

Por isso, não ignore um intervalinho entre os pacientes, nesse tempo você pode se levantar do mocho, andar um pouco e assim estimular a musculatura. Pode também mudar de ambiente e com isso dar um alívio ao seu cérebro que deve estar carregado com as informações do procedimento que acabou de acontecer.

A ingestão de líquido, principalmente água, faz de extrema importância para o corpo humano, afinal não vivemos sem ela e a desidratação é prejudicial à saúde, sem contar que a pequena falta do líquido pode gerar um inchaço corporal que causa cansaço e pode afetar os rins. Mantenha uma garrafa d’água por perto ou sempre que possível caminhe até um bebedouro e se de o prazer de se deliciar com uma água.

Manter todos os materiais organizados não é uma questão de TOC e sim de praticidade e eficiência. Se durante os procedimentos tudo estiver ao alcance de suas mãos e no devido lugar você será mais ágil em seus atendimentos e além de cativar o cliente com isso, ganha menos tempo sentado na mesma posição, por exemplo.

O cuidado com a postura e o estímulo muscular estão muito ligados a uma atividade física, pois o próprio fortalecimento da lombar irá te auxiliar a manter a coluna ereta. Sempre com a ajuda de um profissional regulamentado na área de exercícios físicos você pode utilizar essas atividades para a saúde e ainda manter o shape em dia.

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse? Cadastre seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *