Anvisa atualiza as orientações para o atendimento durante a pandemia da COVID-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou, em 31/03, a nota técnica nº4/2020 com orientações sobre medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas nos serviços de saúde na assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). O conteúdo, que contou com colaboração do Conselho Federal de Odontologia (CFO), inclui recomendações para os atendimentos odontológicos em consultórios clínicos e ambiente hospitalar.

A nota técnica traz, no anexo 4, indicações aos profissionais de saúde bucal, reforçando que os procedimentos odontológicos devem se restringir aos emergenciais e de urgência. O documento também especifica diretrizes para ambientes ambulatoriais e hospitalares.

O novo texto traz atualizações sobre o atendimento durante a chegada, triagem e espera do paciente, assim como especificações do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) para cada tipo de procedimento, higiene correta das mãos, roupas utilizadas e limpezas de superfícies.

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) orienta que todos os cirurgiões-dentistas do estado de São Paulo consultem diariamente o site do Conselho, pois as notas técnicas dos órgãos oficiais têm sido atualizadas frequentemente.

Confira aqui o texto completo.

 

Fonte: CROSP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *