Cuidados com pacientes grávidas

Um momento tão mágico e extremamente delicado como uma gravidez merece toda atenção e carinho por sua volta e a saúde da mãe, agora é de grande impacto para a vida do bebê. Por isso, elencamos os principais cuidados odontológicos com essas amadas pacientes.

Apesar do mito de que durante esse período a grávida tem os dentes enfraquecidos, porque a criança “rouba” cálcio ou minerais do dente da mãe, não podemos descartar que os dentes da mulher possam sofrer algumas alterações durante o período de gestação.

Mas o problema citado acima tem relação com a alteração nos hábitos alimentares da gestante que, em sua maioria, neste momento, aumenta a procura por alimentos mais doces e açucarados.

Também por conta dessa mudança nos hábitos alimentares é de suma importância o acompanhamento periódico da paciente ao odontologista, para que se possa manter a saúde bucal equilibrada e evitar cáries e doenças periodontais.

Além do risco pela alteração alimentar a gestação é um período que proporciona inúmeras modificações no organismo da mulher, provocando diminuição do fluxo salivar, alteração do PH favorecendo, também, o aparecimento de microrganismos periodontopatogêncios.

Essas doenças não prejudicam diretamente o bebê, mas podem ser a responsáveis pela liberação de substâncias na corrente sanguínea capazes de alterar a contração uterina e induzir a um parto prematuro.

Para tais tratamentos, em alguns casos, é necessário o uso de anestésico e neste momento devemos acalmar as futuras mamães e informá-las que apesar de muito se falar que a grávida não pode tomar anestesia, a frase não está de todo correta.

É verdade que devemos evitar o uso de anestesia para evitar que ao tomar a paciente sinta dor, mas quando a dor e os danos bucais são maiores que a picadinha da agulha à de se considerar o uso.

Com todo o amor e carinho a saúde bucal da gestante é de grande importância para o pré-natal. Por isso, conscientize suas pacientes de que essa dedicação será passada em saúde para sua gestação.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse? Cadastre seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com