Custos em clínicas odontológicas

Ser dentista e ter seu próprio consultório traz também as obrigações administrativas pois a rentabilidade e a gestão financeira eficiente de uma clínica odontológica estão diretamente ligadas ao sucesso dela.

Reduzir gastos, otimizar a verba, são tarefas de um bom gestor que leva a empresa para frente e nós sabemos que você quer isso para a sua clínica. Por isso, se atente as dicas que traremos nesse texto.

A análise de custos

É fato que queremos para nós tudo do bom e do melhor, mas muitas vezes isso custa muito dinheiro e não é exatamente como a gente precisava que fosse. Por isso a relação custo benefício tem um papel muito importante aqui.

Um dos passos mais importantes para intensificar seus lucros no seu consultório é entender para onde está indo o dinheiro que você recebe das consultas e se o quanto você está gastando condiz com o quanto você recebe.

A análise deve ser feita com cuidado em todas as contas para que você consiga entender o quanto sua clínica está custando para se manter mensalmente. Lembre-se de estipular uma margem nos valores, pois eles podem variar de um mês para o outro.

Depois é preciso calcular seu lucro (média de gastos do total – valor recebimento). Assim você estará pronto para pensar em cortar alguns gastos, reduzir custos e ter uma situação financeira, em sua clínica, mais confortável.

O corte de gastos

Com essas informações podemos fazer uma análise da necessidade de cada coisa que se consome no consultório e se não seria possível diminuir esse consumo e consequentemente o gasto com aquele produto.

Por exemplo, o uso de papeis, hoje em dia a tecnologia nos dá a opção de economizar papel. Sem papel em sua clínica, muitos custos com agendas, post its, canetas, impressão e até tinta, irão diminuir, sem falar no espaço que você pode ganhar ao não ter que armazenar toda essa papelada – que estará na nuvem ou no sistema de sua escolha. Mas é preciso entender se isso faz sentido no seu consultório.

Com as informações de custo benefício e de o que é realmente é útil para você serão essenciais para organizar seu estoque. Assim você evitará de comprar produtos desnecessários e que só ficam ocupando espaço. Faça do seu estoque mais efetivo.

A vantagem dos lucros

O lucro é um dos pontos que o empreendedor busca em sua jornada e ele é interessante, pois, com ele podemos ir além do que já temos. Fazer novos planos, dar aquele upgrade no espaço, se especializar mais sobre um determinado assunto e assim agregar valor a sua clínica e ao seu serviço, abrindo a possibilidade de você cobrar mais pelos procedimentos sem que os pacientes achem que estão pagando mais do que deveriam.

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse? Cadastre seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *