O que ponderar na hora de comprar um raio-x

Uma das primeiras coisas que se deve considerar quando se procura por equipamentos odontológicos é o espaço a onde eles serão colocados. No raio-x essa questão é tão importante que se destaca entre as características das opções de produtos, mas existem outros pontos a se analisar antes da compra.

Os equipamentos para radiologia primeiro se dividem de acordo com os métodos de radiografia dentária. São eles a radiografia intra bucal ou extrabucal. Mas em sua maioria, no consultório odontológico, são realizados apenas os exames intra bucais.

Por isso iremos focar nos aparelhos para exames intra orais, já que será o mais útil para vocês. Com este aparelho o dentista pode realizar exames como: radiografia oclusal, periapical e interproximal.

A utilização de radiografias odontológicas está exposta à emissão de uma pequena dose de radiação ionizante e ela possui energia o suficiente para alterar as estruturas moleculares. Por tanto, seu uso deve seguir regras como o uso de equipamentos de proteção e distanciamento ideal do aparelho.

Justamente na distância que entra a característica mais importante de análise para compra do aparelho. Se ele será de parece ou de coluna, pois o espaço da sua clínica determina tudo por aqui.

raio-x-coluna-movel

Por exemplo, o produto de coluna apresenta maior mobilidade, visto que você pode por e tirar ele do lugar, quando achar conveniente e facilita por não ter a necessidade de utilizar sempre a mesma sala. Mas ocupa um espaço que deve ser considerado, pois no momento de tirar o raio-x, o equipamento deve estar alocado de modo a permitir que a equipe se mantenha à distância de, pelo menos, 2 m do cabeçote e do paciente.

Já o raio-x de parede, fica alocado em uma determinada sala e já deve ser instalado seguindo as normas necessárias em proporção ao posicionamento da cadeira que estará o paciente e dos mochos do dentista e seu assistente. Mas, de maneira evidente, ao ser acoplado na parede não é possível ficar locomovendo o aparelho para outras salas.

Um ponto a ser considerado neste caso é que em salas com pouco espaço é possível utilizar o espaço abaixo do raio-x de parede para colocar algo como um armário ou um sugmaster.

A mobilidade citada acima não são todos os movimentos que você pode fazer com o seu raio-x e é aí que os modelos ainda se subdividem em “tradicional” ou pantográfico. Todos os dois apresentam fácil manuseio, permitindo um posicionamento preciso e estável do equipamento, mas a diferença está no formato do braço do aparelho.

Timex 70 E - Pantográfico de parede

Na versão pantográfica braço apresenta mais articulações e por tanto, cria mais possibilidades de movimentação para o dentista. Fator que pode gerar mais conforto e dinâmica para a sua consulta.

Sabemos que tem muito a se avaliar na hora de comprar um raio-x, mas o aparelho traz ao seu consultório, modernidade, praticidade e eficiência. Então não fique sem o seu!

Já decidiu qual o melhor raio-x Gnatus para o seu consultório? Cadastre seus dados abaixo que um consultor entrará em contato para ajudá-lo com a compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com