fbpx

O encantamento infantil na odontologia

Criado por: Ana Paula Carloni

A odontopediatria vem mudando sua forma de contato de dentista – paciente e ainda bem!

A ida ao odontologista tem deixado de ser um martírio para as mamães, crianças e um alívio para o profissional que vai efetuar a consulta. Já tratamos aqui no blog sobre o tratamento humanizado e como ele pode facilitar a adaptação infantil para essa rotina.

Um dos pontos altos desse modo de atuação é o encantamento, usando o lúdico para impressionar os pequenos e levá-los a sensação de um mundo de magia e diversão no consultório.

Para isso os dentistas estão usando da criatividade e mergulhando fundo no universo dos pequenos. Muitas clínicas com atendimento pediátrico já trazem desde a recepção papéis de parede descontraídos ou até mesmo arquiteturas que lembrem um castelo, por exemplo.

A moda para odontologista pediátrico também se inspira com jalecos e aventais com estampas coloridas e animadas, podendo até parecer uma fantasia de um super-herói ou de uma princesa.

Em alguns consultórios as vestimentas se estendem às crianças, que podem escolher uma fantasia, adereços e até companheiros de pelúcia para a hora da consulta. Toda essa imersão colabora para “quebrar o gelo” e muitas vezes encorajam os minis pacientes a conhecerem a consulta sem gritos e choros.

Para aqueles profissionais apaixonados por essa área e se sentem à vontade também é possível criar teatro, brincadeiras, bonecos educativo, histórias motivadoras, elogios e pequenas recompensas, para explicar o que está acontecendo de forma compreensiva aos pequenos o que será feito e que quando ocorre da forma correta terá o reforço positivo.

Sem falar que toda essa dedicação e carinho com a organização do consultório, com as cores, sabores e cheiros, agrada e satisfaz os pais que buscam sempre  o melhor e especial para o seu filho.

Você também pode gostar: O que faz uma clínica odontológica infantil?

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse? Cadastre seu e-mail:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *