fbpx

Existem cuidados básicos que todo dentista deve explicar ao seu paciente para se tenha uma saúde bucal em ordem e que se evite demais problemas de saúde. Mas você já fez sua lista dos principais cuidados que deve indicar aos seu paciente?

Calma que a gente te ajuda! Enumeramos alguns dos principais cuidados para que você explique aos seus pacientes.

Higienização bucal da maneira certa e a frequência

A limpeza dos dentes, gengiva e língua são os primeiros passos para evitar problemas como cáries ou tártaro. Nessa dica é importante que o paciente entenda que não deve usar de muita força e que saiba passar a escova em todas as faces dos dentes com movimentos circulares.

A escovação da língua também deve ser explicada e demonstrado que se pode usar a própria escova ou um limpador lingual. O segundo item pode ser o preferido pelos pacientes por ser algo que não causa enjoo.

Por falar em opções…sabemos que nos mercados e farmácias o paciente vai encontrar inúmeras pastas de dente, mas é sempre bom reforçar que a escolha deve ser para as que contenham flúor, mesmo quando se trata de crianças.

Boas escolhas com a higienização, independente de idade também está no uso de fio dental e esse produto merece todo carinho e atenção na hora de se explicar para o paciente como usá-lo. Afinal algumas pessoas acabam machucando a gengiva e ou até quebrando um pedaço do dente por mal uso do produto.

Troca da escova e visitar o dentista periodicamente

É essencial que seu paciente compreenda e execute esse item, pois faz parte da saúde bucal e da sua higiene que o principal instrumento, aquele que usamos diariamente, esteja limpo e com as cerdas novas para que a higiene aconteça.

Indique aos seus pacientes fazer a troca da escova a cada três meses ou em um intervalo menor, quando as cerdas estiverem gastas. Se possível indique que na hora da troca o paciente opte por escovas com cerdas mais macias. Dessa forma, você evita machucados na gengiva e a conserve em um lugar seco, pois a umidade pode ajudar na reprodução de bactérias.

A periodicidade deve ser estendida as visitas ao consultório odontológico, afinal o paciente que vai ao seu dentista de tempos em tempos, consegue manter a sua saúde bucal e não sobre com grandes e demorados procedimentos.

Uma boa ideia para esse momento no seu consultório ser mais divertido e ficar ainda mais gravado na memória do paciente, são os kits de higienização. São pequenos brindes que alguns dentistas disponibilizam aos pacientes com os itens que ele recomenda. E na entrega do brinde o profissional aproveita para tecer suas explicações.

É claro que além de todas essas orientações, seu consultório tem que cativar o paciente e incentivá-lo ao cuidado. Pois o dentista é a referência para os seus pacientes. Por isso, não se esqueça de ter toda a biossegurança que sua clínica precisa.

Mas, calma… é muito simples resolver essa questão é só garantir a sua Bioclean, a autoclave digital da Gntaus, que conta com mais de  20 sistemas de segurança.

Você também pode se interessar:

Como organizar uma agenda de atendimento

O que é necessário para um atendimento humanizado ao paciente

Como manter uma boa relação dentista e paciente

 

Quer receber mais informações da melhor e mais tecnológica autoclave do mercado? Cadastre-se agora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *