Franquias odontológicas: vale a pena investir?

Todo dentista formado tem o momento em que sonha abrir seu próprio consultório ou clínica odontológica.

A tarefa de administrar e dar conta de tudo o que envolve sua empresa é um desafio e, uma ótima opção nestes momentos, pode ser optar por uma franquia para este empreendimento.

Existem muitas opções de franquias para dentistas e vale a pena levar as franquias odontológicas em consideração.

Elas servem como apoio para o dentista em diversas situações, principalmente no que diz respeito à administração.

Uma coisa é fato: independente do seu negócio estar no início ou a anos no mercado, é importante considerar tornar seu consultório ou clínica em uma franquia. Seja a franquia nova ou uma já existente.

Quer saber por quê? Então confira as vantagens desta escolha:

Como funciona uma franquia de clínica odontológica?

Uma franquia de clínica odontológica pode funcionar de diversas maneiras. Tudo depende do que foi estabelecido previamente pelo fundador da franquia.

O foco pode estar na abertura de clínicas que oferecem tratamentos dentários, ortodônticos, odontopediátricos ou até mesmo com diversas especialidades.

A maior parte das franquias odontológicas conta com equipes e empresas que auxiliam na administração de sua clínica.

Elas fazem isso através do atendimento ao cliente, ou até mesmo conectando a franquia à uma empresa que dá assistência.

Toda a estruturação de uma clínica odontológica através de uma franquia deve acontecer de acordo com as diretrizes da mesma.

A escolha da localização, decoração, tipos de serviço; isso tudo é especificado de acordo com o tipo da franquia e da decisão do gestor do plano da franquia.

Algumas franquias existem com mais de um tipo de plano. Elas demandam tamanhos diferentes do local e investimento no modelo proposto.

É necessário entrar em contato com cada franquia para escolher um plano.

Algumas franquias são voltadas para especialidades focadas, outras trabalham apenas com cirurgiões dentistas, ou até mesmo ortodontistas.

Vale a pena conferir nossa lista de opções de franquias a frente e descobrir qual faz mais sentido para você neste momento.

Panorama de franquias odontológicas no Brasil

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), de uma forma geral este setor cresce bastante, principalmente desde 2017.

Quando se fala em franquias odontológicas, as porcentagens de crescimento são ainda mais positivas.

A verdade é que a população está alcançando uma taxa de longevidade de vida bem alta.

O reflexo é que cada vez mais pessoas procuram por profissionais que as ajudem a manter a qualidade de vida. O dentista é um destes profissionais.

No setor odontológico, a procura por clínicas e consultórios que deem conta de procedimentos, principalmente estéticos, é o que mais vem crescendo.

Além do mais, sendo um franqueado, seu consultório irá conseguir fidelizar um grande número de pacientes.

O setor é promissor, mas você quer ter ainda mais motivos para ter sua franquia? Vamos para alguns benefícios desse modelo de mercado:

5 motivos para abrir uma franquia odontológica no Brasil!

Além do ótimo momento para as franquias, ressaltamos a segurança deste tipo de investimento.

Uma vez que esse mercado está em ascensão, existem mais motivos para abrir uma franquia odontológica. Confira:

  • O Brasil é um dos dez maiores mercados de saúde no mundo. Atualmente ele ocupa a 8ª posição no ranking mundial;
  • Quase 70% da população não tem plano de saúde, o que reforça a busca por serviços de saúde particulares. Franquias costumam trabalhar com valores mais acessíveis para a população e isso pode significar uma quantia grande de pacientes.
  • O mercado de odontologia brasileiro é o terceiro maior do mundo. Ele fica atrás apenas de Estados Unidos e da China, segundo a BBC. Segundo a Abimo(Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) mais de 12 milhões de pessoas visitam dentistas para resolver problemas ortodônticos no país.
  • Franquias possuem mais visibilidade no mercado. Isso significa mais marketing para sua clínica odontológica, e por conseguinte mais pacientes, mais oportunidades para aumentar a captação do número de pacientes para sua clínica.
  • A rede de franquia irá treinar o franqueado para administrar o negócio. Dessa maneira, os resultados positivos são alcançados com mais agilidade.

Se atente aos detalhes!

O processo de escolha de qual franquia optar não deve ser feito com presa. Conheça as opções, converse com colegas que optaram por trabalhar com franquias, contate  a equipe das empresas que fazem sentido para a sua região.

Cada franquia conta com uma série de exigências bastante específicas e particulares. Por isso preste muita atenção nas entrelinhas antes de fechar um contrato.

Ler o contrato por completo é muito importante. Caso você sinta que precisa de auxílio profissional, conta com o conhecimento de um advogado para garantir que tudo esteja de acordo.

Apenas ter o montante necessário para abrir uma filial da franquia não é o suficiente. Pesquise e conheça as possibilidades desse mercado!

Além do mais, leve em consideração o lugar em que você pretende abrir sua filial da franquia. Você como gestor deve estudar e compreender se existe a oportunidade, e se ela é viável na cidade onde quer implantar a ideia. Fazendo parte de uma franquia você terá bastante apoio, mas ainda assim é necessário garantir que diariamente os processos aconteçam da melhor forma!

 

Fonte: Dental Office – adaptado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *