Carie: entenda melhor sobre essa doença

Carie-entenda-melhor-sobre-essa-doença

A deterioração das estruturas do dente, geralmente causada pelo crescimento anormal de bactérias na região, que se desenvolve por conta da falta de higienização, pode ser apresentada em crianças e adultos em três tipos, são eles:

  • Cárie coronária, o tipo mais comum, que se desenvolvendo na coroa dos dentes;
  • Cárie recorrente, como o nome já faz menção que ocorre nos dentes com restaurações e coroas protéticas;
  • Cárie radicular, que ocorre na região da raiz do dente exposta por gengivas retraídas.

O desenvolvimento de uma cárie se dá de forma lenta, mas com uma dieta ácida e açucarada, a não higienização apropriada e a presença do microrganismo ela é algo comum e muito fácil de acontecer.

Pois, com pH bucal ácido, as bactérias da cárie iniciam a desmineralização dentária, deixando o esmalte mais fino e sensível. Possibilitando assim a deterioração, que já pode ser percebida pela mancha branca e evoluindo para uma cavitação.

Quando o paciente faz regularmente suas visitas ao consultório, este problema pode ser identificado no princípio e o tratamento se dá de forma mais rápida e tranquila. Mas quando as visitas são apenas em momentos de dor, a carie já pode estar em estágio mais avançado, que é o exato momento onde o paciente identifica o problema por dores ao ingerir alimentos doces, ou quando nota uma mancha escura no dente.

Depois da retirada das bactérias, em alguns casos, há a necessidade da colocação de restauradores e coroas no lugar lesionado e então o paciente deve começar a seguir o protocolo de cuidados com a higiene oral para evitar novas lesões.

Ao final do tratamento o dentista deve orientar seu paciente a manter a saúde bucal em dia, escovando os dentes, pelo menos três vezes ao dia, usando o fio dental, balanceando a dieta e mantendo as visitas para realizar a limpeza, por exemplo.

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse? Cadastre seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *