Dentes de mais ou dentes de menos…saiba as causas e consequências

dentes a mais ou a menos

A agenesia, que é a ausência de um ou mais dentes na boca, e os supranumerários, dentes a mais na cavidade bucal, são situações opostas, mas que merecem toda a atenção dos responsáveis pelas crianças e dos odontologistas no momento de fazer um tratamento.

Por isso, hoje, vamos trazer informações, de causas e consequências, que o dentista precisa estar afiado para essas situações.

Por exemplo, que para os dois casos a demora para os dentes permanentes aparecerem na boca da criança ou então quando um dente permanente de um lado da cavidade bucal já nasceu e o mesmo dente do outro lado ainda não, são pontos de análise característicos.

Mais especificamente na agenesia, a demora pode estar associada ao fato de o dente permanente não ter sido formado e então o de leite não cai ou demorar muito mais tempo para cair. Situações que geram problemas oclusais, de desarmonia facial e problemas estéticos.

Já no caso de supranumerários a desarmonia facial é consequência da falta de espaço na arcada e ou o mau posicionamento dos dentes na boca, causadas pelo excesso de dentes. Um dos locais mais comuns para o surgimento de um dente a mais é entre os dentes da frente, os incisivos.

Em casos menos comuns os supranumerários podem influenciar a ocorrência de cistos e a reabsorção de parte das raízes do dente mais próximo a ele. O que demanda todo o cuidado e cautela para um tratamento adequado evitando que a criança sofra ou perca os dentes.

Todos esses pontos só reforçam a necessidade de consultas periódicas ao cirurgião-dentista por todas as faixas etárias e até mesmo antes das crianças perderem o primeiro dente de leite.

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse? Cadastre seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com