Ponto de equilibrio entre a vida pessoal e a profissional

Ponto de equilíbrio

Ser dentista, organizar a própria agenda e avaliar o administrativo do seu consultório já são muitas tarefas para o profissional de odontologia, mas a onde fica a vida pessoal nisso tudo?

Uma rotina intensa como essa pode deixar o dentista perdido e em algumas vezes se tornar o “sumido” da rodinha de amigos. Por isso separamos algumas dicas para você criar o seu sistema e conciliar vida pessoal e profissional.

1.      Propósito

A dica já diz muito em uma só palavra, mas vamos nos estender um pouco, para te motivar.

É sempre muito importante saber aonde se quer chegar e como quer ser um vencedor nessa vida. Por tanto, pare por um momento e reflita quais são suas aspirações e, porque elas são importantes para você.

2.      Planejamento

Sabendo onde se quer chegar estabeleça como você suará para chegar lá. Mas não precisa se afobar e querer garantir a vitória em 24 horas. Dilua suas metas em suas semanas e meses e lembre-se de incluir seus momentos de descanso nesse planejamento.

Afinal uma mente muito abarrotada de serviços pode te sobrecarregar e te levar a fadiga mental – quando você não conseguirá mais evoluir. Ao identificar cada atividade, você pode organizar o seu tempo para dar mais atenção à sua família e amigos sem prejudicar o seu compromisso com os pacientes sem perder o foco em nenhum dos momentos.

3.      Foco

Tudo aquilo que não te motiva ao sucesso ou que não te deixa tranquilo e feliz, são coisas que não são para você. E nós seres-humanos somos donos em nos perder nesses momentos ou em procrastinar.

Identifique o que na sua rotina pode se encaixar nesses dois tópicos e elimine-os. Isso te trará mais espaço na agenda, que são suas oportunidades de vencer e ser feliz.

4.      Compartilhe

Sabemos que muito na atividade de um profissional de odontologia depende deu sua capacidade e eficiência. Mas algumas responsabilidades podem ser divididas com terceiros e isso facilitará sua rotina.

Se você tem a oportunidade de contar com uma equipe em seu consultório, escolha bem quem serão seus parceiros na rotina laboral e confie em sua equipe. Assim momentos como a organização de estoque e agenda podem ser obrigações de outra pessoa, que tem – algumas vezes – mais prática que você.

 

Além de todos esses pontos é muito importante cuidar da sua saúde emocional, pois quando identificamos o que mais nos causa estresse ou estimula ansiedade, podemos trabalhar para melhorar nosso ponto de equilíbrio e garantir a saúde como um todo.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse? Cadastre seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com