fbpx

Gerenciamento de riscos profissionais na odontologia

gerenciamento de riscos

Criado por: Ana Paula Carloni

Contato com diversas doenças, ser responsável por uma das partes do corpo que mais influenciam na saúde geral do ser humano e por muitas vezes trabalhar como autônomo e ser responsável por todos os seus lucros e gastos, o cirurgião-dentista tem que se formar já tendo um vasto conhecimento de gerenciamento de riscos profissionais.

Sabemos que muitas vezes e na maioria dos ensinos superiores não se tem informações que te preparam para atuar com segurança administrativa e consciente dos seus riscos na odontologia. Por isso, estamos aqui para ajudá-lo.

Na questão de biossegurança, temos aqui na Gnatus os melhores e mais eficazes produtos para garantir a higiene e desinfecção dos seus materiais para o uso no dia a dia e nós vamos elencar aqui nesse blog todos os que você precisa para o gerenciamento de risco na sua clínica.

 

Saiba mais sobre a Biossegurança em seu consultório

 

Principais riscos na odontologia

 

É sempre bom saber o que você pode encarar e ter em mente que não é só o seu consultório ou seu ambiente de trabalho que passa por essas situações. Fique calmo, pois, não quer dizer que você passara por todos esses riscos ou que você não possa se deparar com uma situação que não comentamos por aqui.

– Riscos ocupacionais;

– Riscos físicos;

– Riscos químicos;

– Riscos ergonômicos;

– Risco mecânico ou de acidente;

– Risco biológico;

– Risco financeiro e contratual.

 

Para que você consiga estar pronto para o gerenciamento de riscos, vamos falar agora um pouco sobre cada um dos temas acima.

 

Riscos ocupacionais

 

Esse tópico é mais geral e abrange alguns outros riscos como o físico, químico, ergonômico, biológico e mecânico ou de acidente. São todos os riscos que acontecem por conta do exercício da função e podem envolver o cirurgião-dentista e toda a sua equipe.

O bom profissional se antecipa o máximo que pode seu gerenciamento de riscos e traz para o seu ambiente de trabalho equipamentos anatômicos e ergonômicos, sem falar em tudo o que possa ajudar a evitar contaminação cruzada, por exemplo.

Aqui na Gnatus você pode contar com a marca, desde o consultório odontológico projetado e entregue com a maior ergonomia do mercado, até os equipamentos de biossegurança, como a autoclave.

Riscos físicos

 

Um dos procedimentos mais comuns no atendimento odontológico, só perdendo para a anamnese é o procedimento de exame de radiografia e a emissão de radiação (as ionizantes e as não ionizantes) é um fator que merece atenção.

Para um bom gerenciamento de risco é importante nesse momento estar atento aos equipamentos utilizados nesse procedimento como o colete de chumbo e o aparelho de raio x contando com a exclusiva tecnologia light green e um sensor radiológico que deixa o exame ainda mais eficaz.

Com isso o profissional minimiza a exposição do paciente e de todos os presentes no momento do exame, já que essa tecnologia oferecida pelo sensor, agiliza o resultado do procedimento com a possibilidade de os disparos precisarem de menos tempo de radiação.

 

Mas… por que dentistas devem pedir radiografias?

 

Riscos químicos

 

Dentro dos procedimentos alguns profissionais escolhem por etapas que precisam de substâncias como óxido nitroso, mercúrio e químicos reveláveis. Com isso se tem o risco de contaminação químicas.

Para um bom gerenciamento de risco, você pode optar por procedimentos que não façam uso dessas substâncias, como o equipamento que já citamos acima: o nosso sensor radiológico digital . Mas entendemos que talvez essa escolha tenha um valor que não se encaixa em todos os orçamentos.

Por isso, temos a outra oportunidade, ainda no sentido de exames de imagem, que é o nosso filme radiográfico auto revelável, onde toda a revelação do exame é feita sem que o profissional precise ter contato com as substâncias químicas reveláveis.

 

Riscos ergonômicos

 

Com rotinas de carga-horária elevada e movimentos repetitivos é certo que todos os equipamentos dentro de uma clínica odontológica devem ter uma ergonomia de excelência e garantir o gerenciamento desse risco.

Inclusive, indicamos que quando o dentista for comprar seus equipamentos analise a ergonomia dos materiais, a pegada das peças de mão, a postura no mocho e a disposição deles na sala de atendimento.

Além desses pontos é preciso a consciência corporal e postural durante os atendimentos, além de garantir a saúde física, como fazer um reforço da musculatura quando não estiver em horários de atendimentos.

Entenda toda a ergonomia necessária

 

Risco mecânico ou de acidente

 

Ninguém gosta de problemas com equipamentos, sendo um dos grandes motivos dos melhores dentistas preferirem os produtos da Gnatus que apresentam a maior eficiência do mercado. Mas infelizmente, imprevistos podem acontecer.

Entre os motivos de acidentes, no ambiente odontológico, que exigem o gerenciamento de risco estão: espaço físico subdimensionado; arranjo físico inadequado; instrumental com defeito ou impróprio para o procedimento; perigo de incêndio ou explosão; edificação com defeitos; improvisações na instalação da rede hidráulica e elétrica; ausência de EPI e outros.

Por isso, lembre-se sempre de manter todos os equipamentos revisados e todas as EPI’s necessárias para execução dos procedimentos.

 

Risco biológico

 

O contato com a saliva e fluidos como sangue as exposições ocupacionais a materiais biológicos potencialmente contaminados são um risco sério na odontologia.

Consciente de tudo isso o mercado tem os equipamentos necessários para que os profissionais dessa área tenham todo o gerenciamento de risco para o atendimento.

Aqui na Gnatus, temos como um grande exemplo, nossas autoclaves que garantem maior segurança e resistência aos constantes processos de aquecimento, sem causar fadiga no material. Você ainda pode escolher entre os modelos digitais ou analógicos.

 

Escolha sua autoclave com essas dicas.

 

Risco financeiro e contratual

 

Além de todos esses cuidados o profissional da odontologia tem que se preparar e saber como lidar com situações de gestão financeira e contratuais, já que na maioria dos casos os dentistas são profissionais autônomos.

A gestão de consultórios odontológicos como as s noções administrativas, financeiras, vendas e lideranças também devem fazer parte dessa rotina, para que você se previna desse gerenciamento de risco.

 

Os riscos profissionais fazem parte do dia a dia de todos os profissionais e hoje levantamos os principais gerenciamentos de risco na odontologia para você se preparar e garantir de forma tranquila.

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse? Cadastre seu e-mail:

     

    Você também pode se interessar:

     

    Cores para o seu consultório

    Consultório moderno, como ter um?

    Linha de Consultórios Gnatus

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *