A hipersensibilidade dentinária é uma das consequências das lesões cervicais não cariosas. Danos no esmalte do dente podem expor a dentina, que possui terminações nervosas e, em contato com baixas ou altas temperaturas, disparam sinais de dor aguda intensa. Por isso, há a sensação de dor ao tomar sorvete, consumir alimentos quentes ou ácidos.

Segundo a professora Linda Wang, da área de Dentística da Faculdade de Odontologia da USP em Bauru, as consequências da perda do esmalte do dente e da dentina são variáveis e dependem de fatores como idade, comportamento do paciente e grupos dentários que foram comprometidos. Adverte que a perda do tecido que protege o dente pode causar comprometimentos funcionais e facilitar o acúmulo de biofilme, levando à necessidade de restauração.

O afastamento da gengiva, que pode expor o tecido interno, é comumente causado por escovação exagerada e também causa sensibilidade. Nesse caso, o tratamento é feito com agentes que possam reduzir a sensação de dor. Além disso, no caso de perdas dentárias significativas e perceptíveis, é indicada a restauração. “Se houver uma perda significativa que atinja mais o tecido gengival e se houver o envolvimento de tecido ósseo, pode haver necessidade de cirurgia, porém é mais difícil de acontecer.”