Mitos e verdades que todo dentista gostaria que seu paciente conhecesse

Neste primeiro de abril resolvemos entrar um pouco na brincadeira, mas para desvendar algumas mentiras que os pacientes acreditam e que sabemos que todos os dentistas gostariam que fossem conhecidas as verdades.  Falaremos também algumas boas verdades que os pacientes devem fixar em suas mentes.

A saúde bucal influencia na saúde geral

VERDADE – Tudo em nosso corpo está interligado e a saúde bucal não seria diferente. Por isso, as consultas de rotina ao dentista são tão importantes quanto ao seu médico. Por exemplo, uma gengivite, periodontite com perda óssea, em pacientes com diabetes, pode significar glicose descompensada.

 

O uso de fio dental pode quebrar restauração ou fazer a gengiva sangrar

MITO – O fio dental é de extrema importância para a higiene dos dentes. O que faz quebrar a restauração ou sangrar a gengiva está ligado o mal cuidado do paciente com a saúde de sua boca.

Quando a restauração sai com o uso do fio dental, por exemplo, é porque ela já estava solta, quebrada ou com uma infiltração muito grande. Já a gengiva sangrar tem como principal motivo uma inflamação, que geralmente é causada por placas bacterianas que se formam sobre os dentes.

 

Aparelho ortodôntico pode provocar perda óssea e perda de dentes

VERDADE – Mas calma, isso só irá acontecer se o uso do aparelho for colocado por pessoas que não tem a devida formação e conhecimento para isso.

Nossos dentes são movimentados pela reabsorção e nova formação óssea, quando o movimento não é planejado de forma correta, pode ocorrer reabsorção óssea maior que a desejada.

 

A remoção de tártaro com bicarbonato em 5 minutos

MITO – É possível encontrar na internet receitas milagrosas que ensinam a retirar o tártaro com o uso de alguns ingredientes caseiros, incluindo o bicarbonato, em 5 minutos. Mas a verdade é que a única maneira de se obter uma limpeza dos dentes com eficiência é em consultório.

O bicarbonato é até usado em um jato no procedimento de remoção do tártaro, pelo dentista, mas ele não passa de um coadjuvante em todo o tratamento e a limpeza dos dentes, feita por um profissional com muita experiência costuma durar no mínimo 40 minutos.

 

Atendimento odontológico é caro

MITO – Além de ser deselegante precificar aquilo que não sabemos fazer e não temos competência para. Deve-se considerar que o profissional da odontologia se dedicou pelo menos 4 anos na faculdade e mais um bom tempo com cursos profissionalizantes e especializações, para executar um excelente serviço.

Por isso, uma pequena restauração, que para o paciente pode ter representado pouco tempo em consulta, na verdade, são anos de dedicação e estudos de um profissional bem qualificado e competente.

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse? Cadastre seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *