fbpx
No dia Mundial da Saúde - Tudo sobre saúde bucal - BLOGNATUS_1

Apesar do sorriso ser o símbolo da saúde bucal, ele não o único ponto para ser cuidado para ter uma excelente saúde bucal e por consequência uma boa saúde geral também.

Como um bom cirurgião-dentista é importante saber tudo sobre a saúde bucal para saber exatamente o que seu paciente precisa ouvir e como conversar e explicar tudo sobre o assunto.

É de conhecimento de todos os dentistas e frisamos muito aqui no blog que cuidar e manter a saúde bucal em dia reflete não só na sua saúde física como um todo, mas também na sua saúde mental.

Por isso, a saúde bucal não se resume a ter aquele sorriso de capa de revista, mas em toda a higiene oral, para não deixamos uma brecha para que o nosso organismo fique sobrecarregado de bactérias e outros germes.

Sendo este o maior ponto de problemas para a saúde, a má higiene bucal. Para evitar tal situação os dentistas devem orientar seus pacientes em como proceder no dia a dia com as escovas de dente, limpadores de língua, fio dental e enxaguantes bucais.

Além da higienização, a qualidade da saúde bucal também é impactada pela alimentação do paciente e o zelo que ele tem pelos dentes na boca. Tendo em vista que alguns alimentos facilitam o momento de higienização, outros ajudam no equilíbrio da saliva, por exemplo.

Alimentos como doces, refrigerantes e industrializados são ricos em açúcar, uma das substâncias preferidas pelas bactérias responsáveis pela cárie, o tártaro e a gengivite, contribuindo diretamente para a multiplicação delas.

Em relação ao zelo dos dentes, alguns pacientes não têm o cuidado necessário e acabam usando o dente como uma ferramenta de corte ou para abrir alguma garrafa, o que causam grandes danos não só ao dente que será quebrado, mas a gengiva, por exemplo.

Na anamnese o dentista pode identificar esse tipo de perfil ou então com o tempo – depois de algumas consultas – e nesse momento tem o dever de explicar ao paciente que ele está afetando não só a saúde do dente dele, mas da sua boca como um todo.

Outro ponto que pode ser percebido no primeiro contato e que também merece a atenção do profissional e se o paciente é tabagista, pois o tabaco é responsável por causar machas amarelas nos dentes e um dos principais fatores do câncer de boca. Sabemos que não é dever do cirurgião dentista, mudar esse hábito do paciente, mas são vocês que detêm o conhecimento de danos que podem acontecer e por isso, é dever explicar ao paciente os riscos.

O grande ponto é que a saúde bucal é de extrema importância e grande influente em nossas vidas.

Você também pode se interessar:

Como organizar uma agenda de atendimento

O que é necessário para um atendimento humanizado ao paciente

 

Quer receber mais conteúdos como esse? Cadastre-se agora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *