fbpx

Apesar do mito de que as visitas aos dentistas devem ser feitas só depois de todos os dentes de leite cair ainda existir, sabemos que o cuidado com a saúde bucal vem desde muito pequeno.

Mas quando você cirurgião-dentista escolheu se especializar em odontopediatria, já sabia o que faz da sua clínica um consultório infantil? Nesse texto iremos abordar um pouco mais sobre a odontologia infantil e o profissional.

Podemos começar com a informação que por mais que você tenha se especializado em odontopediatria não significa que não cuidará de pacientes com outras idades. É claro que ao se aprofundar no assunto sua intenção foi encher a sua clínica de pequeninos, mas todo o conhecimento que adquiriu na faculdade é válido e, portanto, você pode atender adultos também.

Por isso, quando for pensar nos equipamentos que serão instalados, é importante pensar que além do conforto e o ar lúdico para o infantil, você tem que tem um consultório confortável para o adulto também.

Um produto muito versátil para a sua clínica é o Kit multimídia, onde o dentista pode entreter a criança com vídeos infantis e usar o mesmo produto para os atendimentos de adultos, mas mostrando a situação dento da boca do paciente.

Outro ponto muito importante e que é a maior resposta para a pergunta que fizemos acima é que uma clínica de odontologia infantil tem por sua obrigação maior apresentar o mundo da saúde bucal para a criança e desmistificar o medo e a dor que podem estar sendo fantasiadas na cabeça dos pequenos.

Um bom dentista infantil não precisa ter a clínica mais fantasiosa e cheia de brinquedos, o primordial são profissionais que sabem lidar com as crianças e façam o atendimento mais humanizado possível.

A rapidez pode ser uma grande aliada nas consultas e ela pode acontecer se você contar com equipamentos como o Scanner intraoral Panda, que te entrega a imagem da dentição do paciente e um molde digital de toda a arcada.

O produto é um queridinho entre os pacientes de todas as idades, afinal, ele aposenta o uso da massa para criar moldes, evitando o mal-estar.

Um consultório de odontologia infantil também faz os atendimentos pré-natal, quando a criança ainda está na barriga da mãe. Afinal a responsável pelo pequeno deve ser informada sobre as mudanças que podem acontecer na boca e aprender a cuidar da higiene bucal do seu bebê.

Escolher essa área de atuação, apesar de parecer ser um dia a dia com muito choros e gritos, é para aqueles que se dedicam e amam o que fazem um momento mais mágico e especial do que para as próprias crianças.

Você também pode se interessar:

Odontologia humanizada: Abordagem de odontopediatras na adaptação das crianças

Escaneamento intraoral em crianças: Entenda

Problemas bucais mais comuns em crianças e adolescentes

 

Quer receber mais conteúdos como esse? Cadastre-se agora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *