Problemas bucais mais comuns em crianças e adolescentes

Sabemos que o cuidado com a saúde bucal não tem idade e que problemas dentários podem aparecer independentemente da idade. Mas algumas situações são mais comuns em certas faixas etárias, você sabe quais são?

Escolhemos duas fases da vida para elencar os principais problemas bucais mais recorrentes nelas. Principalmente porque uma dessas fases – a infância – é o momento em que os pais não dão tanta importância para o atendimento odontológico e acabam defasando a saúde bucal de seus filhos.

A mordida é um dos fatores mais comuns de problemas em crianças e adolescentes, não é à-toa que vemos muitos pequenos por aí de aparelho. Isso pode acontecer devido ao uso prolongado da chupeta e mamadeiras, respiração bucal, postura inadequada da língua durante o sono ou deglutição, pelo hábito de chupar os dedos ou pelo simples fator genético de mordida cruzada.

Outro problema bem comum é causado pelas cáries e a falta de cuidado com elas, que é a perda precoce dos dentes de leite. Crianças e adolescentes tem o costume de consumir mais açúcar que o adulto e na maioria das vezes realizam de forma errada a higienização da boca, por isso são mais propensas a desenvolver cáries, que como sabemos, quando não tratadas podem refletir em um tratamento de canal ou até mesmo a perda do dente.

Essa má higiene bucal também pode gerar o acúmulo de placa bacteriana, comum em adolescentes, a qual pode trazer problemas na gengiva como a periodontite que apesar de ser comum é completamente evitável.

Consideramos um ponto de atenção, também nessa faixa etária é o nascimento dos sisos, que em alguns casos pode trazer transtornos para o paciente, principalmente quando não há espaço para que os novos dentes apontem na boca.

 

O papel do dentista é muito importante no desenvolvimento da criança e adolescente saudável, por isso, se você se especializou em odontologia pediátrica continue influenciando os pais a levarem seus filhos para as visitas periódicas e faça sempre a diferença nessa geração que é o futuro!

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse? Cadastre seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com