ODONTOLOGIA VETERINÁRIA

odonto_veterinara

Assim como a odontologia humana é de suma importância, a odontologia veterinária ou odonto veterinária tem o mesmo valor e igualmente tem suas subdivisões como a periodontia, endodontia, ortodontia e dentística.

O profissional da odontologia veterinária realiza procedimentos como raspagem, polimento, extração, implantes e tratamento periodontais e acúmulo de placa bacteriana é o problema mais comum.

No Brasil, a atuação nesta área é restrita do profissional em medicina veterinária, segundo a Lei Federal 5.517 e o título de “especializado” pode ser obtido após concluir pós-graduação em Odontologia Veterinária lato sensu (350 horas / aprovado pelo MEC).

Independente da titulação, profissionais podem oferecer tratamento para doenças orais aos animais, buscando sempre o bem estar e qualidade de vida animal.

As principais diferenças entre o tratamento odontológico humano e de animais está na anatomia, na fisiologia e nos tipos de tratamentos que são realizados, além disso, o atendimento é bem diferente, afinal os animais devem ser sedados para que possam ser examinados.

O ambiente de trabalho do dentista veterinário deve ser semelhante ao de um dentista tradicional,  para isso no “atendimento especializado”  deve ter a sua disposição equipamento completo como: equipo odontológico, conjunto de canetas de alta e baixa rotação, ultrassom odontológico, autoclave, equipamento de radiografia intra-oral, sistema de revelação (manual ou digital), além de trabalhar, exclusivamente, com anestesia geral devidamente monitorizada e, de preferência, realizada por um profissional especializado em anestesiologia veterinária.

Em 2002, foi criado no Brasil a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária – ABOV – que configura uma entidade de classe, cuja finalidade é promover o crescimento desta área, através de cursos e congressos (estaduais ou nacionais).

Desde então, a ABOV tem reunido centenas de profissionais apaixonados pela veterinária, desde acadêmicos até profissionais especializados, que buscam aprender e compartilhar conhecimento, em nome do crescimento desta área da medicina veterinária.

E muito mais que cuidar de dentes de cães e gatos, o que se faz, de maneira indireta é muita gente feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *