Odontologia Legal se consolida e se expande como campo de atuação para o cirurgião-dentista

A área já é prevista na lei que regulamenta a profissão, mas o trabalho dos precursores da Odontologia Legal na USP, na Unicamp e nas Federais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais contribuiu para que hoje o Conselho Federal de Odontologia (CFO) tenha mais de 800 especialistas registrados.

 

A odontologia, como muitos sabem, conta com várias áreas de atuação. Uma delas é a Odontologia Legal, como prevê o inciso 4° do artigo 6° da Lei 5.081, que regulamenta o exercício da profissão do cirurgião-dentista.

Nos últimos anos, o odontólogo legal esteve presente em casos de grande repercussão, como acidentes aéreos e a tragédia em Brumadinho. “A odontologia forense é um campo de atuação pericial do cirurgião-dentista”, explica o professor Rogério Nogueira de Oliveira, do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, Segundo Oliveira, o trabalho é amplo, já que vai “desde a identificação humana até atribuições da deontologia, o estudo dos direitos e deveres no campo da atuação profissional”.

 

A especialização na área cresceu bastante e Oliveira acredita que o aprofundamento desse campo de atuação está avançado, já que “tem uma consolidação e cursos de formação pelo Brasil inteiro”. Existem cursos de assessoria para empresas, treinamentos e atualização em perícia, além de auditorias odontológicas, e, “com recursos on-line, as facilidades aumentam e as distâncias diminuem”, destaca o professor. Além disso, a área de atuação também foi expandida. Apesar de a maior parte ser nos âmbitos cível e criminal, “outra possibilidade é a atuação de assessoria, para indústrias e empresas”. Nesse caso, o profissional pode ajudar defendendo a empresa em casos de atendimento ao consumidor, em problemas com produtos vendidos. “As possibilidades são inúmeras e vão muito além da comparação dos elementos dentários.”

 

Com a área em crescimento, Oliveira ressalta que a Odontologia Legal está “consolidada e reconhecida nacionalmente”. Além disso, enfatiza a representação internacional pelas pesquisas produzidas e publicadas e pela “participação efetiva de brasileiros nas entidades internacionais”. O futuro, segundo o professor, é promissor. “Haverá um aumento das demandas, porque está tendo um aumento da qualificação adequada e isso pode ser um espaço para esses profissionais que estão se especializando.”

 

fonte: https://jornal.usp.br/podcast/momento-odontologia-69-odontologia-legal-se-consolida-e-se-expande-como-campo-de-atuacao-para-o-cirurgiao-dentista/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *