Odontologia, uma das profissões mais rentáveis atualmente

Cada vez mais a odontologia tem crescido como uma  profissão bastante rentável no cenário brasileiro. Grande parte disso se deve ao fato de que atualmente os profissionais formados em odontologia realizam tratamentos que não são apenas levados como saúde bucal.

Além dos cuidados com a saúde bucal, obrigatórios para qualquer pessoa, os profissionais têm a possibilidade de atuar em áreas como cirurgias dentárias, harmonizações faciais, ortodontia estética. Assim como ajudar com tratamentos para problemas como ATM e bruxismo dental.

Para atuar em alguns desses segmentos, primeiramente é preciso dar o primeiro de fazer a graduação de odontologia. Após realizar a graduação de 4 ou 5, o profissional poderá escolher dentre mais de 20 especializações para atuar.

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) é a partir dessa gama de especializações que a odontologia se tornou tão rentável no Brasil. Além disso, outra questão que contribui diretamente com esse dado é o aumento de considerável pela procura de tratamentos dentários.

Se você pretende fazer essa graduação precisa saber mais sobre as atuais áreas mais rentáveis da odontologia, confira:

Odontologia e nutrição

Segundo a Clínica Witodontologia, uma das grandes áreas que estão crescendo cada vez mais é a inclusão da nutrição conjuntamente com a odontologia. Isso porque uma má alimentação pode ser um grande provocador se doenças dentárias e também desgaste.

Esses problemas acometem principalmente pacientes jovens e esses precisam ser orientados e acompanhados por ambos profissionais. Essas orientações acontecem tanto no como prevenção como também são adotadas técnicas para os problemas dentários não progredirem.

Clínica especializada em ortodontia

Outra área que vem ganhando cada vez mais pacientes é a clínica especializada em ortodontia. Isso porque cada vez mais as pessoas se preocupam com a boa estética do sorriso.

Essa especialidade da odontologia cuida principalmente de corrigir o posicionamento dos dentes e dos ossos da boca. Portanto através de diferentes tipos de aparelhos e métodos, é possível alinhar e tornar o sorriso dos pacientes mais bonitos.

Entretanto não é apenas pela estética que a ortodontia cresce. Além desse fator, ela também é responsável por eliminar outros problemas como dores de cabeça, posição muscular da mandíbula e outros.

Odontogeriatria

Por fim, existe um aumento considerável da expectativa de vida no Brasil. Desde últimos anos esse número vem crescendo e a tendência é aumentar cada vez mais. Por esse motivo a odontogeriatria é também uma das áreas odontológicas do futuro e que irá trazer cada vez mais rentabilidade a profissão.

Um dos grandes desafios dessa área é lidar com problemas avançados. Isso porque muitas doenças odontológicas advém de um mau cuidado com a saúde bucal desde a infância. Por isso, muitos dos problemas já estão presentes a um determinado tempo, pedindo cuidados mais intenso, tanto por parte do profissional quanto do paciente.

Além disso, outra dificuldade dessa especialidade e também um motivo que a torna tão importante é o fato de idosos terem, em sua maioria, outras doenças vinculadas. Dessa forma, muda-se os cuidado e as medicações, de maneira a não interferir no quadro geral de saúde.

 

Fonte: criativaonline.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *