fbpx

Dentes tortos, desvios na mordida e espaços a serem preenchidos dentro da boca não escolhem idade. O uso do aparelho ortodôntico também é recomendado para a maioria das faixas etárias e sabemos que o quanto antes detectada a necessidade e indicado o uso melhor.

O período de tratamento depende de uma avaliação profissional, que irá analisar a real situação e o que deve ser feito em cada caso, por isso não é possível ter uma idade fixa para se iniciar o tratamento.

O que se sabe é que apesar de muitos mitos de que o aparelho só deve ser usado na infância não descartamos a possibilidade de uso na fase adulta. De acordo com dados da AAO (Associação Americana de Ortodontia), a melhor idade para se dar início ao tratamento ortodôntico é aos 7anos.

A idade é justificada por ser o período em que a criança apresenta dentição mista, quando tem dente de leite e permanente juntos, e com isso já auxilia o posicionamento dos dentes permanentes que estão nascendo.

Caso a criança já apresentar desvios de mandíbula e maxila, é possível indicar o uso do aparelho até mesmo antes da idade dita acima. Pois, por estarem em desenvolvimento o processo de movimentação e correção óssea e dentária é mais eficaz.

A avalição desta possível intervenção precoce deve ser realizada com o surgimento dos primeiros dentes de leite e sempre optar pela forma menos invasiva primeiro, na tentativa de evitar que, no futuro, o paciente precise de um procedimento como uma cirurgia ortognática.

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse ? Cadastre seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *