Tratamento bucal para pacientes oncológicos

paciente oncológica sorrindo

A higiene bucal é algo que todo profissional odontológico pede ao seu paciente, mas em caso de pacientes em tratamento de câncer esse pedido deve ser redobrado.

Nesses pacientes os cuidados com a saúde bucal precisam de um olhar especial, pois são passíveis de graves lesões por conta dos procedimentos feitos no combate à doença. Sobretudo aqueles que batalham contra a doença na região da cabeça e do pescoço, pois são mais prováveis em apresentar infecções na boca e as complicações podem ser ainda mais graves.

O acompanhamento dos pacientes oncológicos deve ser realizado com mais frequência que o normal, para que se preciso se diagnostique a possibilidade de problemas bucais de forma rápida e efetiva. Mas lembrem-se, o ideal é que sejam feitos apenas procedimentos de urgência.

Uma boca saudável vai ajudar o paciente oncológico a passar por essa luta, mas em caso de necessidade de procedimentos odontológicos é importante que o dentista opte pela realização antes da quimioterapia ou radioterapia.

Esses tratamentos tendem a abaixar a imunidade do paciente e deixá-los um pouco mais fracos o que impacta no resultado do procedimento odontológico. No mercado existem produtos que o dentista pode recomendar que os pacientes nos tratamentos citados acima utilizem para que se evite náuseas ou vômitos, como algumas escovas e cremes dentais.

Alguns danos tardios podem vir a acometer a saúde bucal do paciente, após o tratamento oncológico, por tanto, mesmo com o fim das quimioterapias e radioterapias, é recomendado que se dê continuidade na periodicidade de visitas do paciente ao consultório do dentista.

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse ? Cadastre seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *