fbpx
5 cuidados bucais que todo dentista quer que o paciente siga---BLOGNATUS

A saúde bucal é muito importante para saúde de todo organismo e o cuidado com ela pode ser em conjunto do dentista e do paciente.
Algumas atitudes podem ser tomadas pelos pacientes em suas casas que ajudam e facilitam o trabalho de qualquer cirurgião dentista. Você sabe quais são?

Leia o texto até o final e descubra os 5 cuidados bucais que todo dentista quer que o paciente siga.

Escolher a melhor escova de dentes para seu caso

Tudo na odontologia depende do seu caso e com a escova de dente isso não seria diferente. Na maioria dos casos vocês dentistas indicam o modelo de cabeça pequena e arredondada, com cerdas macias e polidas.

Mas quando se trata de casos com aparelhos ortodônticos fixos o modelo pode ser mais específico e ir para um formato especial tira a sujeira e limpa os brackets perfeitamente.

O ideal mesmo é que o paciente siga as indicações de modelos de seu dentista e faça a troca da escova a cada 3 meses pelo menos.

Escovar dentes e língua antes do café da manhã

Todo dentista sabe que a pasta de dente deixa um gostinho diferente na boca que pode mudar o sabor das bebidas e comidas, mesmo assim vocês indicam que se deve escovar os dentes antes do café da manhã.

O diferencial está em explicar para o seu paciente que a película que se forma em volta dos dentes durante a noite precisa ser removida, pois pode ser usada pelas bactérias naturais da boca para fixar açúcares nos dentes, aumentando o risco de cáries. E que a saburra lingual é a grande causadora do mau hálito.

Usar o fio dental depois de todas as refeições

O fio dental é o arremate da escovação e sem ele qualquer escovação fica incompleta. Por isso, o dentista deve ensinar seu paciente a passar o fio dental após a escovação, sendo passado entre todos os dentes.

Com isso é possível evitar que resíduos de alimentos fiquem presos nesses vãos, o que poderia causar a putrefação dos resíduos e resultar em mau hálito e cáries.

Não exagerar na quantidade de creme dental

O grande mito do exagero de creme dental na escova, esse é um hábito difícil de mudar em todos os pacientes. Mas com a ajuda do profissional é preciso entender que o excesso leva à má escovação.

O atrito das cerdas com os dentes que dilui as placas de sujeira, e ter um monte de creme dental gera muita espuma, atrapalhando o esfregar necessário. A quantidade ideal de creme dental é o equivalente ao tamanho de um grão de ervilha.

Escovar os dentes em todas as faces

A mais óbvia de todas as dicas, mas que MUITOS pacientes não seguem por pura preguiça. Todos os dentes são importantes e merecem estar limpos!

Os dentes devem sempre ser escovados tanto no arco superior quanto inferior e em suas três faces: vestibular (a lateral voltada para a bochecha/os lábios), lingual (a lateral voltada para o interior da boca) e oclusal (a superfície do dente).

 

Cuidado Bônus: Visitar periodicamente o cirurgião dentista

O dentista não deve ser procurado apenas em situações complicadas e de problemas.

Se o paciente frequenta a clínica para os cuidados preventivos dificilmente vai sofrer com problemas graves e dores agudas na boca, tendo assim uma saúde bucal de excelência. Além de poder curtir um consultório com todos os equipamentos Gnatus, que trazem ergonomia e praticidade para todas as consultas.

 

 

Você também pode se interessar:

Como organizar uma agenda de atendimento

O que é necessário para um atendimento humanizado ao paciente

 

Quer receber mais conteúdos como esse? Cadastre-se agora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *