fbpx

Porque escolher a radiologia odontológica

Criado por: Ana Paula Carloni

A odontologia tem muitas especialidades para se escolher atuar, mas a radiologia odontológica tem sido uma especialização que está ganhando muito espaço no mercado. Sem falar que os avanços tecnológicos trazem a essa área mais praticidade, efetividade e sucesso.

Leia: Especialidades de odontologia e suas funções

A história da radiologia

 

radiologia odontológica

 

As imagens radiográficas tiveram sua descoberta em 08 de Novembro de 1895, quando o pai da radiologia, o físico alemão Wilhelm Conrad Roetgen, viu sua mão sendo projetada numa tela enquanto trabalhava com radiações.

Após essa observação, imaginou que de um tubo em que ele trabalhava deveria estar sendo emitido um tipo especial de onda que tinha a capacidade de atravessar o corpo humano.

 

Naquela época esta descoberta revolucionou a medicina, pois havia se tornado possível a visão do interior dos pacientes e ao passar dos anos, este método evoluiu e assumiu uma abrangência universal na pesquisa diagnóstica do ser humano.

 

Radiologia Odontológica

 

 

Na odontologia essa especialidade que examina os dentes e a face de uma pessoa, é considerada uma ferramenta essencial de diagnóstico e interpretação. Já que permite o estudo de toda a arcada dentária.

 

A radiologia odontológica pode ser um exame 0intraoral e extraoral, realizados por dentro e fora da boca, respectivamente. Com as radiografias, um cirurgião-dentista pode analisar possíveis complicações, mas nem sempre promove um diagnóstico conclusivo.

Tipos de radiografias

 

radiologia odontológica

 

Com os avanços tecnológicos os profissionais da odontologia encontram dois tipos de radiografias para garantir a imagem de seus exames, o que hoje chamamos de radiologia convencional e a digital.

 

A radiologia convencional é quando o profissional de radiologia odontológica faz uso de filmes radiográficos e químicos reveladores para produzir uma imagem de qualidade, do exame. Mas mesmo nesse tipo de radiologia se pode ver os avanços tecnológicos.

 

Um bom exemplo são os filmes auto reveláveis da Gnatus que oferecem ao profissional mais praticidade e biossegurança na execução do exame. Uma vez que o produto evita o contato do cirurgião-dentista com os químicos reveláveis e evita o desperdício de produtos nocivos a natureza.

Já a radiografia digital, traz para o mundo da radiologia odontológica o que há de mais moderno até o momento. São os sensores digitais, que substituem o filme radiográfico e projetam as imagens do exame em uma tela.

 

Nesse tipo de radiografia, além de o meio ambiente e a biossegurança dos profissionais agradecerem, é possível contar com imagens mais nítidas e diminuir a refração de exames por erros na revelação.

 

Você pode querer saber mais sobre a Radiologia digital e a nova era da odontologia

Modelos de equipamentos

 

 

Comentamos aqui que a radiologia odontológica pode ser intra ou extrabucal, podendo gerar a imagem de um dente só ou de uma arcada completa e é por isso, que existem diversos modelos de equipamentos para se realizar os exames.

 

Existem quatro tipos principais de aparelhos de raios X dentários, que se enquadram em duas categorias, a saber os aparelhos de radiografia intraoral e os aparelhos de radiografia extraoral.

 

A radiologia odontológica intraoral, são com os equipamentos que realizam exames de um ou mais dentes, para auxílio em diagnósticos que necessitam de radiografia interproximal, radiografia periapical e radiografia oclusal.

 

Já para imagens extraorais você encontra aparelhos de radiografia panorâmica, para imagem 2D de toda a dentição e aparelhos de radiografia cefalométrica, ou telerradiografia de perfil.

 

Escolha o seu Raio x odontológico com as nossas dicas

Com tanta amplitude, tecnologia e resultados envolvendo a radiologia odontológica é sem dúvidas uma das etapas primordiais do dia a dia de um cirurgião-dentista e merece todo empenho e dedicação dos profissionais.

 

Afinal, o raio – x é um exame que faz diferença desde a fase de diagnóstico até a fase de conclusão para certificar que o procedimento necessário tenha sido executado da maneira correta e mais efetiva para o paciente.

 

Você também pode se interessar:

Os benefícios de tratamentos ortodônticos para pacientes adultos

Odonto tecnologia: As novas tecnologias da odontologia

Tecnologia 3D o novo negócio na odontologia

 

Já decidiu qual o melhor Raio x Gnatus para o seu consultório? Cadastre seus dados abaixo que um consultor entrará em contato para ajudá-lo com a compra.

 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *